Neste artigo vamos explorar 3 grandes vantagens e oportunidades do Marketing Digital para pequenas empresas. No final deste artigo vai perceber a importância e a diferença que algumas estratégias podem fazer no seu negócio. E algumas delas são gratuitas e fáceis de implementar.

Atualmente é muito comum ver pequenas empresas que não apostam no Marketing Digital como seria expectável, por diversos motivos: ou consideram que o marketing digital para pequenas empresas não faz sentido, ou pensam que precisariam de uma equipa muito maior para poder colocar em prática uma estratégia digital, ou não sabem como montar uma estratégia de Marketing Digital, ou simplesmente ainda nem sequer se questionaram acerca das vantagens que uma boa estratégia de Marketing Digital poderia trazer à sua empresa.

A verdade é que cada vez mais, e principalmente neste último ano, o mundo digital tem vindo a potenciar os negócios, seja através das redes sociais, dos websites ou até de e-mail marketing. Com a estratégia certa, o Marketing digital pode ser o maior aliado da sua empresa. Se ainda não tem uma estratégia de marketing definida, então está simplesmente a perder clientes e muito provavelmente dinheiro.

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Vamos então ao que importa: as 3 grandes vantagens e oportunidades do Marketing Digital para o sucesso da sua pequena empresa.

1. Visibilidade

O mundo digital, ao contrário do mundo físico, não tem limite geográfico. Com uma boa estratégia de marketing digital é possível ter um alcance muito maior, e chegar não só às pessoas que estão à sua volta, como também a pessoas que nunca ouviram falar da sua marca ou do seu negócio, e que talvez nunca iriam ouvir falar devido ao limite geográfico.

Existem inúmeras ferramentas gratuitas que só pelo simples facto de estarem configuradas fazem com que a visibilidade da sua empresa aumente exponencialmente, seja através das redes sociais, do Google My Business, do geomarketing, do e-mail marketing, entre outras.

Como diz o Woody Allen, “80% do necessário para o sucesso é aparecer“. E é, de facto, verdade. O consumidor atual dá cada vez mais importância ao feedback e às críticas que lê sobre uma determinada empresa, pesquisando online antes de recorrer aos seus serviços ou produtos. Além disso, nos tempos que correm, em que há bastantes restrições de circulação, há uma tendência de compra online muito maior do que nas lojas físicas.

Esta vantagem, por si só, já seria suficientemente justificativa para iniciar a implementação de uma estratégia de marketing digital no seu negócio. Ainda assim, temos mais 2 oportunidades para partilhar consigo.

2. Diminuição de Custos

Uma das maiores vantagens que o Marketing Digital apresenta, em comparação com o Marketing tradicional, é o poder das métricas. Ou seja, no Marketing Digital é possível medir os resultados de todas as suas ações bem como as do seu público.

Por exemplo, se colocar um outdoor na rua ou se distribuir flyers, como é que vai saber quem realmente os viu, ou quem ficou realmente interessado?

No Marketing Digital é possível saber o alcance das suas ações, saber quantas pessoas partilharam, quantas pessoas viram ou mostraram interesse e ainda conhecer toda a jornada do consumidor até este efetuar a compra ou a contratação de um serviço.

Assim sendo, todas as métricas que se conseguem retirar de uma Estratégia de Marketing Digital vão causar um impacto direto nos custos da sua empresa, na medida em que o ajudam na sua tomada de decisão. Ao entender se as estratégias estão ou não a funcionar, é possível direcionar o investimento para as plataformas corretas e para as ações mais adequadas, evitando custos desnecessários de dinheiro e de tempo.

O foco principal não é querer estar em todo o lado nem aparecer a toda a gente, mas sim saber como montar uma estratégia de marketing digital eficaz, conhecendo bem o nosso público-alvo e oferecendo-lhe valor.

Mais uma vez, existem ferramentas de análise gratuitas, como por exemplo o Google Analytics, o Google Search Console, o Facebook Analytics, entre muitas outras, que pode implementar na sua estratégia de Marketing Digital e começar desde já a deixar de perder dinheiro e tempo com ações que não geram resultados.

3. Competitividade

Não há dúvida que o maior desafio das micro e pequenas empresas é a competitividade com as grandes corporações. Normalmente, as empresas mais pequenas não têm condições de fazer grandes investimentos em marketing, devendo cada verba, por menor que seja, ser aplicada de forma precisa e sem excessos.

Deste modo, o mundo digital pode ser um grande aliado neste tipo de negócios mais pequenos. Por exemplo, já pensou em utilizar a proximidade com o púbico como a sua maior vantagem competitiva? Grandes empresas nem sempre significam maiores lucros, podendo até ser ultrapassadas pelo pequeno negócio que é capaz de oferecer um atendimento personalizado ao consumidor.

Uma das maiores vantagens que o marketing local pode oferecer às pequenas empresas é a garantia de que o cliente terá uma experiência diferenciada. Através desta proximidade com o cliente, a sua empresa consegue fidelizar o seu público e diferenciar-se da concorrência. Assim, mostre ao consumidor que a sua empresa está comprometida em oferecer-lhe o melhor. Procure sempre personalizar a comunicação, não deixar clientes sem resposta e formar a sua equipa de acordo com os valores que deseja transmitir aos clientes.

Com uma estratégia de Marketing Digital focada na proximidade com o cliente e na personalização, o seu negócio obterá resultados muito mais interessantes. 

Existem também ferramentas gratuitas que lhe permitem uma comunicação eficaz e próxima com o cliente, seja através de e-mail marketing, redes sociais ou outros canais de comunicação.

Estas 3 vantagens aqui referidas, atreladas a 3 grandes oportunidades, são a prova de qua a aposta numa estratégia de marketing digital é essencial nos dias de hoje.​

Neste artigo ficou claro que o Marketing Digital é fundamental para qualquer empresa. No entanto, cada empresa deverá ter a sua própria estratégia, alinhada com os objetivos que pretende atingir. Assim, há 4 pontos essenciais e nos quais se deve focar para saber como montar uma estratégia de marketing digital adequada:

Conheça intimamente a sua persona

Qual o perfil que representa o seu cliente ideal? Qual a sua história pessoal, objetivos de vida, motivações, angústias e desafios? Conhecer a persona da sua empresa é essencial para uma estratégia de marketing digital e local. Afinal, é através dela que conseguirá tomar as melhores decisões, enviando sempre a mensagem correta para as pessoas certas.

Tenha um objetivo claro

Estabeleça objetivos quantitativos e realistas e, só depois, defina as estratégias e ações de marketing necessárias para os atingir, evitando custos desnecessários e perda de tempo.

Escolha as ferramentas certas

Aposte em recursos offline, como por exemplo eventos locais, campanhas no ponto de venda, etc, e utilize as melhores ferramentas online para divulgar tudo acerca do seu negócio e campanhas, bem como analisar as suas ações e as do seu público.

Dê importância ao atendimento

Tire partido da sua dimensão e ofereça experiências diferenciadas aos clientes de modo a fidelizá-los e diferenciar-se da concorrência.

Agora que já tem consciência do que o Marketing Digital pode fazer pela sua pequena empresa, não deixe de apostar numa estratégia diferenciada.

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Vamos crescer juntos!