Para onde caminham as organizações? E como sabem se conseguiram ou não atingir os seus objetivos? É cada vez mais pedido aos colaboradores empenho, competência e motivação, fazendo com que os gestores dos Recursos Humanos se deparem com o dilema de determinar quais os instrumentos mais eficazes para medir o desempenho dos seus colaboradores.

Enquanto a Avaliação de Desempenho for pensada como um custo e não como um investimento, os resultados não vão mudar.

Os Recursos Humanos desempenham um papel fundamental numa organização, devendo esta mantê-los motivados e com as expectativas alinhadas com as da organização

A complexidade desta tarefa faz com que os gestores ou responsáveis pelos recursos humanos estejam constantemente a procurar meios e ferramentas para garantir essa motivação e alinhamento entre todos. 

Uma das formas de o conseguir é através da implementação de sistemas de avaliação de desempenho, que têm como objetivo medir quantitativa e qualitativamente o desempenho dos colaboradores e que trazem vantagens, não só para a empresa, como para os próprios colaboradores.

Quais as vantagens de Implementar um Sistema de Avaliação de Desempenho?

Um sistema de avaliação de desempenho bem estruturado permite:

  • Verificar o potencial de cada colaborador
  • Verificar a aplicabilidade dos métodos de trabalho
  • Confirmar se os objetivos traçados são tangíveis na organização
  • Auxiliar os processos de tomada de decisão administrativos, como por exemplo, transferências, remunerações ou necessidades de formação.

Com as conclusões obtidas, a empresa consegue ter uma perspetiva de melhoria contínua que sustente o seu crescimento no mercado.

Além disso, a avaliação de desempenho permite ainda dar a conhecer aos colaboradores a apreciação que é feita do seu desempenho, tendo em conta a sua função, os objetivos que estavam delineados para essa função e o potencial que a pessoa tem ou pode vir a ter.

Com esse feedback, os colaboradores podem melhorar constantemente o seu desempenho na organização.

Estes sistemas, permitem ainda que se faça um aproveitamento contínuo do que cada colaborador pode dar, maximizando o seu potencial.

Permitem ainda identificar se o potencial referido é o necessário para que se possam ajustar promoções ou recompensas, ou fazer um melhor ajuste do perfil do colaborador à função que este desempenha.

Com estes sistemas consegue-se diagnosticar necessidades de formação e/ou mostrar o crescimento dos colaboradores, bem como desenvolver ações que visem a melhoria do seu desempenho, aumentando a criatividade e satisfação dos mesmos.

A implementação de um Sistema de Avaliação de Desempenho eficaz, e que esteja alinhado com as expetativas das partes, é algo bastante complexo e que engloba diversos fatores. Existem vários métodos para avaliar o desempenho dos colaboradores e, consequentemente da organização, tendo em conta os objetivos pretendidos.

Então, quais os pontos-chave para um Sistema de Avaliação de Desempenho de sucesso?

Para que a avaliação do desempenho numa organização seja eficaz, esta deve estar assente em alguns pontos-chave. Um bom sistema de avaliação de desempenho tem por base a proximidade com o colaborador, não numa visão de controlo, mas sim de acompanhamento, sendo utilizado como um fator potenciador do sucesso coletivo.

O segredo está em conseguir criar um clima organizacional que potencie os colaboradores, alicerçado em ideais como:

  • A abertura e partilha de informação por parte da gestão
  • Uma eficaz e constante comunicação para os stakeholders internos
  • Envolvimento dos stakeholders internos na definição da estratégia competitiva
  • Clara autonomia e confiança nos colaboradores
  • Potenciação dos colaboradores através de planos de formação e qualificação, bem como um sistema de recompensas que valorize o esforço, a dedicação e a meritocracia

Os principais métodos utilizados

Avaliação por competências

Neste método, cada vez mais utilizado nas organizações, procura-se identificar as competências essenciais dos colaboradores, técnicas e/ou comportamentais, bem como as lacunas que possam existir na sua qualificação e que sejam estrategicamente essenciais para a organização.

Têm de ser definidas inicialmente as competências técnicas, conceituais e interpessoais, para cada função. Estando definidas estas competências, a organização delimita as atividades que serão necessárias para que os objetivos possam ser alcançados.

Avaliação 360º

A avaliação 360º, também conhecida como feedback 360°, é uma forma de avaliação muito completa, uma vez que o avaliado recebe informações de todos quanto interagem consigo profissionalmente, desde o chefe, aos colegas, subordinados, clientes, etc. 

Este método de avaliação tem como objetivo fundamental a mudança comportamental do avaliado, em especial o desenvolvimento das suas competências.

Avaliação 180º

A avaliação 180º é uma oportunidade de dar e receber feedback, entre lideranças e liderados. Neste método, o profissional recebe feedback apenas do seu gestor direto, sendo este, por sua vez, também avaliado pelos seus subordinados.

Avaliação por comparação de pares

A comparação de pares, ou comparação binária, é um método mais tradicional, que tem por objetivo uma comparação entre dois colaboradores.

Autoavaliação

Neste tipo de avaliação, o colaborador é estimulado a avaliar o seu desempenho, no que à eficiência e à eficácia diz respeito. Após análise da avaliação, o objetivo é o desenvolvimento de um plano interventivo, que vá de encontro às áreas menos desenvolvidas.

Será que se justifica implementar um Sistema de Avaliação de Desempenho na minha empresa?

Um sistema de avaliação de desempenho oferece diferentes resultados, consoante a metodologia implementada e os critérios avaliados. 

Um Líder que pretenda conhecer a sua equipa e as suas competências e capacidades, bem como saber se os recursos estão alocados às funções certas, deve definitivamente apostar numa Avaliação de Desempenho.

Existem alguns fatores que ajudam a determinar se realmente faz sentido para uma organização apostar num sistema de avaliação de desempenho, seja ele mais simples ou mais complexo.

Saber substituir

Conhecer e preparar a substituição adequada, com base nos talentos disponíveis na organização. Para tal, a organização deve ter capacidade de avaliar os resultados atingidos em relação aos pretendidos, de forma a reconhecer o desempenho de cada trabalhador.

Controlar os custos

Poder controlar os custos de mão-de-obra e aumentar a produtividade dos trabalhadores. Neste caso, pressupõem-se o conhecimento das técnicas de avaliação da produtividade e a identificação das variáveis suscetíveis de a aumentar.

Mapear as competências essenciais para o negócio

Obter dados qualitativos sobre as capacidades de intervenção dos avaliados, bem como a sua disposição concreta para dedicar todo o esforço no sentido da progressão da sua carreira e do desenvolvimento da organização.

Gratificar consoante a meritocracia

Ajudar a gestão previsional dos recursos humanos, no seu conjunto, e estabelecer eventualmente um sistema de remuneração por mérito, mais objetivo e, por conseguinte, mais equitativo.

Ter mais certezas na tomada de decisão

Justificar as eventuais decisões administrativas decorrentes dos resultados obtidos por cada trabalhador.

Aumentar a confiança dos trabalhadores

Ter trabalhadores mais confiantes e mais motivados, aumentando assim a sua produtividade.

Se pretende dar resposta a pelo menos um destes tópicos e não sabe como o fazer, então deve definitivamente apostar na Implementação de um Sistema de Avaliação de Desempenho.

Na Mérito Crescente acreditamos que a Implementação de um Sistema de Avaliação de Desempenho, mais simples ou mais complexo, acrescenta valor às empresas, posicionando-as estrategicamente e beneficiando não só os seus Recursos Humanos como a própria organização.

Sabendo que não existem fórmulas milagrosas que possam ser adotadas a todas as organizações, importa saber que existem várias alternativas que devem ser estudadas conforme os casos.

Assim, na Mérito Crescente analisamos o perfil dos nossos clientes e apresentamos a melhor solução personalizada para a implementação de um sistema de avaliação de desempenho que responda às necessidades e expectativas dos mesmos. 

Fale connosco, vamos crescer juntos!