Diagnóstico Empresarial: como fazer passo a passo

Grande parte dos empreendedores atuam remediando os problemas. A sensação é de que ficam resolvidos mas, na verdade, à medida que o tempo passa, a quantidade de problemas só aumenta. Isto acontece porque não é realizado um diagnóstico empresarial que ajude o gestor a saber onde se focar antes de começar a executar.

Se gostaria de ter um controlo da sua empresa, em vez de andar a resolver os problemas, então está na hora de aprender a fazer um Diagnóstico Empresarial, passo a passo.

Porque é importante o Diagnóstico Empresarial?

Um diagnóstico empresarial é o ponto de partida chave para um planeamento estratégico de médio prazo para a sua empresa.

A análise da linha histórica da empresa e a sua situação atual permitem efetuar a avaliação da empresa, corrigir erros indesejados e otimizar o seu desempenho futuro.

Esta avaliação da empresa deve ser efetuada de forma imparcial e prática, envolvendo todas as áreas organizacionais da empresa. Assim, um diagnóstico da empresa de incluir as informações económicas e organizacionais não esquecendo os 7 pilares:

  1. Estratégia do negócio
  2. Vendas
  3. Marketing
  4. Atendimento ao cliente ou pós-venda
  5. Gestão financeira
  6. Recursos Humanos
  7. Produção

Um diagnóstico empresarial bem realizado permite perceber que áreas de negócio são mais importantes, como está o desempenho atual da empresa, qual o grau de maturidade da empresa e, ainda, o que deve ser corrigido e como o fazer.

Passo a passo: Como estruturar um Diagnóstico Empresarial?

Identificar a Empresa

Em primeiro lugar, identifique a empresa. Não se esqueça de mencionar todos os elementos relevantes, tais como:

  • Dados da empresa
  • Identificação dos sócios ou acionistas
  • Mercado a que se dirige

Perceber o Percurso da Empresa

De seguida, efetue um breve levantamento histórico com os elementos mais relevantes. Desta forma consegue perceber um pouco qual o percurso feito pela empresa até aqui.

Definir Objetivos

Depois, descreva com precisão os objetivos estratégicos da empresa e as metas a serem atingidas. Lembre-se que estes devem ser Objetivos SMART (Specific, Measurable, Achievable, Relevant, Time-bound).

Chegou o momento de colocar a sua empresa no divã de análise. Olhe bem para o interior da sua empresa e analise cada departamento ou sector.

Analisar cada Sector

Faça um organigrama e para cada sector, independentemente da posição hierárquica, analise. Talvez ajude responder a algumas questões. Nós ajudamos:

  • Quais os pontos fortes e pontos fracos de cada departamento?
  • Os colaboradores sabem exatamente o que é esperado de cada um deles?
  • Existe resistência à mudança?
  • O que pode ser feito para melhorar o desempenho de cada um?
  • Existem medidas definidas para minimizar os pontos fracos?
  • Os objetivos do departamento estão alinhados com os objetivos da empresa?
Quando chegamos a esta fase, já muito do trabalho interno está feito. Talvez ao responder a estas questões tenha descoberto algumas características que desconhecia, é bom sinal. Está no bom caminho.

Analisar a Evolução da Empresa

Convidamos agora a efetuar uma análise à evolução da empresa nos últimos anos, pelo menos nos 4 ou 5 últimos anos. Analise as vendas e prestações de serviço, os custos, os recursos humanos em termos de efetivos, os mercados onde a sua empresa atuou e se houve alterações quanto às áreas de negócio.

Realizar uma Análise Externa

Depois de analisada a empresa internamente, é necessário efetuar o mesmo exercício mas com a lente voltada para o exterior. Comece por analisar a envolvente regional e depois a nacional e a internacional, tudo isto numa perspetiva geral. Depois, foque um pouco mais a lente e analise com maior precisão a sua área de negócio.

Aqui podemos sempre contar com os indicadores económicos disponibilizados por Banco de Portugal, Banco Central Europeu, OCDE, FMI, INE, Pordata, etc.

Analisar a Concorrência

Aproveitando a visão para o exterior, é importante também analisar a concorrência. Quem são as empresas concorrentes? O que fazem? Como fazem e com quantas pessoas?

Verificar a Legislação em Vigor

Todas estas informações relativas às entidades externas são importantes mas não se pode esquecer também da Legislação que regula a atividade da sua empresa. Quais são as principais legislações que têm implicações diretas na atividade da sua empresa? A sua empresa está em cumprimento com todas? Certamente que sim, é menos uma preocupação!

Identificar o Mercado-Alvo

Vamos voltar a centrar a concentração na sua empresa. Qual é o mercado alvo da sua empresa? As energias estão apontadas para os locais corretos?

Identificar as Últimas Estratégias e Ações

Estamos quase a chegar ao final do diagnóstico mas ainda falta uma última análise introspetiva. Quais foram as estratégias e ações seguidas nos últimos anos? Para cada estratégia seguida verifique se o resultado alcançado era o esperado.

O que lhe parece? Conhece um pouco melhor a sua empresa? Não se esqueça de todos os dados analisados ao longo deste diagnóstico e construa uma análise SWOT.

Construir uma Análise SWOT

Com todas as informações que foi recolhendo ao longo do diagnóstico, está em perfeitas condições para elaborar uma análise SWOT da sua empresa. Pode utilizar a estrutura mais conhecida de uma análise SWOT ou qualquer outra que entenda. O importante é mesmo identificar bem todos os pontos que compõem uma SWOT.

Identificar Estratégias, Planos de Ação e Pioridades

Chegou finalmente ao propósito do seu trabalho, do diagnóstico da sua empresa. Defina as estratégias e os planos de ação tendo em conta os resultados obtidos.

Crie uma lista de prioridades e defina as melhores estratégias para eliminar os pontos fracos e as ameaças e, não menos importante, defina como usufruir das oportunidades e dos pontos fortes para alcançar mais e melhores resultados.

Já está pronto para efetuar um Diagnóstico Empresarial?

O diagnóstico de uma empresa deve ser o ponto de partida para qualquer tomada de decisão.

A elaboração de um Diagnóstico Empresarial é essencial para que não tenha de andar a resolver os problemas mas sim antecipá-los, bem como descobrir novas oportunidades para fazer crescer o negócio.

Fale com a Mérito Crescente, temos todo o gosto em ajudá-lo a efetuar um Diagnóstico Empresarial à sua empresa.