Internacionalização via E-commerce
Período de Candidaturas
O prazo para a apresentação de candidaturas ao incentivo “Internacionalização Via E-Commerce” mantém-se aberto até à receção do número de candidaturas limite apurado em função da dotação orçamental definida (4,5 milhões de euros).
Objetivo
Apoiar projetos que visem a concretização de estratégias de internacionalização digital, baseadas na implementação de tecnologias e processos associados a tecnologias digitais. Através do Programa “Exportar Online”, visa atingir dois objetivos específicos:
- Sensibilização, capacitação e consultoria a PMEs novas exportadoras, com o objetivo de promover a sua internacionalização por canais digitais;
- Apoio individualizado para promoção digital, orientado à diversificação de mercados, para empresas que já tenham experiência internacional consolidada através de canais digitais.
Beneficiários
PMEs de qualquer natureza ou sob qualquer forma jurídica.
Formas e Limites do Apoio
- Tipo de Apoio: Incentivo não reembolsável
- Taxa de Apoio: 50% do investimento elegível
- Limites mínimos e máximos de despesa elegível:
- Tipologia “Novas Exportadoras”: 10.000€ a 25.000€;
- Tipologia “Mais Mercados”: 25.000€ a 85.000€
Tipologias de Projetos
- Novas Exportadoras – Enquadrará os projetos de Internacionalização promovidos pelas PME que tenham obtido uma pontuação final igual ou superior a 20 pontos e inferior a 75 pontos no resultado do Diagnóstico E-commerce realizado;
- Mais Mercados – Enquadrará os projetos de Internacionalização promovidos pelas PME que demonstram melhores condições para promover o alargamento e a diversificação de mercados de exportação através de canais digitais, traduzidas numa pontuação final igual ou superior a 75 pontos obtida no resultado do Diagnóstico E-commerce realizado.
Critérios de Elegibilidade dos Projetos
- Ter data de início dos trabalhos após a data da candidatura;
- Cumprir o princípio do «Não prejudicar significativamente»;
- Estar em conformidade com as disposições legais, nacionais e europeias, e regulamentares que lhes forem aplicáveis;
- Apresentar uma matriz de risco, com avaliação detalhada dos riscos de segurança e cibersegurança, bem como as respetivas medidas de mitigação.
- Condição específica: Realização de um Diagnóstico E-commerce prévio, com uma pontuação final superior a 20 pontos. O resultado da avaliação deste Diagnóstico tem como objetivo fornecer orientações para a elaboração de um Plano detalhado de E-commerce Internacional que sustente a apresentação da candidatura e definir qual a tipologia da candidatura a submeter.
Para que as candidaturas sejam elegíveis, deverão ser asseguradas as seguintes condições (uma ou várias) de financiamento:
- Recurso a autofinanciamento (Resultados Líquidos + Gastos/Reversões de Depreciação e de Amortização + Imparidades + Provisões + Aumentos/Reduções de justo valor) do exercício fiscal completo anterior ao ano da candidatura, desde que em montante igual ou superior à parcela do investimento não coberta pelo incentivo;
- Através de novas entradas de capital (capital social, prestações suplementares e suprimentos a incorporar em capital próprio) a realizar até à conclusão do projeto, devendo, em sede de candidatura, os sócios/acionistas apresentar declaração de compromisso de financiamento;
- Através de outras fontes de financiamento, próprias ou alheias, desde que devidamente documentadas.
Prazo de Execução
Início do projeto: até 6 meses após a comunicação da decisão de concessão do apoio.
Duração máxima do projeto: 12 meses a contar da data de assinatura do Termo de Aceitação.
Despesas Elegíveis
- Equipamento e software diretamente relacionados com a implementação do projeto;
- Desenho e implementação de estratégias aplicadas a canais digitais para gestão de mercados, canais, produtos ou segmentos de cliente;
- User-Centered Design (UX): Desenho, implementação e otimização de estratégias digitais centradas na experiência do cliente que maximizem a respetiva atração, interação e conversão;
- Desenho, implementação, otimização de plataformas de Web Content Management (WCM), Campaign Management, Customer Relationship Management e E-commerce;
- Criação de lojas próprias online, inscrição e otimização da presença em marketplaces eletrónicos, incluindo despesas de subscrição e fees de adesão durante o período de execução do projeto;
- Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Advertising (SEA): Melhoria da presença e ranking dos sítios de comércio eletrónico nos resultados da pesquisa, em motores de busca, por palavras-chave relevantes para a notoriedade e tráfego de cada sítio;
- Social Media Marketing: Desenho, implementação e otimização da presença e interação com clientes via redes sociais;
- Content Marketing: Criação e distribuição de conteúdos digitais (texto curto, texto longo, imagens, animações ou vídeos) dirigidos a captar a atenção e atrair os clientes-alvo para as ofertas comercializadas pela empresa;
- Display Advertising: Colocação de anúncios à oferta da empresa em sítios de terceiros, incluindo páginas de resultados de motor de busca;
- Mobile Marketing: Tradução das estratégias inscritas nos pontos anteriores para visualização e interação de clientes em dispositivos móveis, nomeadamente smartphones e tablets;
- Business Inteligence e Web Analytics: Recolha, tratamento, análise e visualização de dados gerados a partir da navegação e interação de clientes em ambiente digital por forma a identificar padrões e conhecimento relevante que robusteçam os processos de gestão e tomada de decisão;
- Custos com pessoal técnico diretamente afeto ao projeto, com competências/valências em e-commerce e marketing digital (nível VI mínimo);
- Outras despesas que provem ser estritamente necessárias para o desenvolvimento do projeto.